Emagrecer primeiro ou ganhar massa muscular?

Facebook
Google+
Twitter

1️⃣ Essa postagem é para as pessoas que não usam esteroides anabolizantes ou outro hormônio para performance.

2️⃣ A referência que vou utilizar será o % de gordura. De preferência façam o protocolo de dobras cutâneas (5, 7 ou 9 dobras). As bioimpedâncias que realmente são “confiáveis” são muito caras e poucos profissionais têm acesso.

🕺HOMENS: A primeira etapa é descobrir o seu % de gordura atual. Depois disso provavelmente você terá que focar no emagrecimento. O objetivo quando está em déficit calórico é sustentar ou ter pequenos ganhos de massa muscular e diminuir consideravelmente o % de gordura. Aconselho que os homens tentem chegar entre 8 e 10% de gordura, lembrando que não queremos perder massa muscular, por isso a redução deve ser gradual e é necessário ter um bom aporte proteico.

💃 MULHERES: Da mesma forma deve descobrir o percentual de gordura e depois disso começar o déficit calórico. Mulheres devem seguir a mesma estratégia, sustentar ou ter pequenos ganhos de massa muscular durante o déficit calórico e focar na perda de gordura. Os aeróbicos de baixa/moderada intensidade podem ajudar bastante nesse momento, uma alta ingestão de líquidos (50 ml/kg de peso) e também um bom aporte proteico. Aconselho que as mulheres tentarem chegar entre 15 e 20% de gordura. A variação é maior, pois varia bastante devido a estrutura física da mulher e onde tem maior facilidade de acumular gordura.

Essas são sugestões gerais e cada um deve respeitar a sua individualidade. Ter o acompanhamento de um profissional capacitado e de confiança te ajudará muito a entender melhor suas características e fazer os ajustes conforme o seu desenvolvimento. RESUMINDO: na grande maioria das vezes é melhor EMAGRECER PRIMEIRO (diminuir o percentual de gordura) e somente depois se direcionar para a hipertrofia.

Artigos Relacionados

OBESIDADE: genética ou comportamental?

🗣️ “Hoje entendemos a influência que os mecanismos genéticos desempenham papel importante na determinação do peso corporal.” Normalmente mutações raras em um

O que você está bebendo?

🔥 Minha intenção com essa postagem é simplesmente mostrar que é muito fácil INGERIR calorias através de líquidos. DEIXE A MAIOR PARTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *